The Menace from Triton: sétimo jogo participante na MSXdev’20

A organização da MSXdev’20, a já tradicional competição anual de desenvolvimento de jogos para MSX, anunciou nesta semana a entrada do sétimo participante na edição deste ano: The Menace from Triton. E que adição! De autoria do espanhol Santiago Ontañón (autor de XRacing, vencedor da MSXdev’18 na categoria MSX Classic), trata-se de um belo, divertido e desafiador shmup inspirado em clássicos da Konami como Nemesis e Salamander, mas com elementos de alguns títulos de tiro modernos que o autor gosta, como Steredenn e Z-Exemplar.

Sétimo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Sua missão é simples, mas não será fácil: acabar com a ameaça do planeta Triton. Os estágios são gerados proceduralmente (como em Steredenn), de modo que cada vez que você jogar será diferente da última.

Sétimo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Está presente no jogo a clássica mecânica de gerenciamento de armas e equipamentos que conhecemos em Nemesis, mas também é possível utilizar créditos para melhorar a nave. Como já era de se esperar, o jogo começa fácil, mas vai ficando cada vez mais difícil, o que faz com que estejamos constantemente preocupados com o upgrade de nossa nave.

Sétimo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Destaque para as músicas – que variam de acordo com as fases e são muito empolgantes, do tipo que ficam em nossa cabeça por alguns dias – e para a arma especial, que funciona por tempo limitado e é ativada quando deixamos a barra de espaço pressionada (uma verdadeira e útil metralhadora! Você irá querer utilizá-la com frequência!).

Sétimo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Além do jogo em si, a tela de abertura também mostra todo o capricho de Santiago. Tem grandes chances de faturar a edição deste ano da MSXdev.

The Menace from Triton: sétimo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

The Menace from Triton e seu respectivo manual de instruções (com dicas valiosíssimas) podem ser baixados gratuitamente aqui. O jogo é a sétima adição à MSXdev’20. Já estão no concurso Litterbox, Landing, Dot Attack (resenhado na Clube MSX #8), Jäästä, Subcommander (resenhado na Clube MSX #9) e Yazzie MSX Remastered.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Sistema: MSX1
Gênero: Shmup
Autor: Santiago Ontañón / Brain Games
Tamanho do jogo: 48 kB
Requisitos de tamanho da RAM: 16 kB
Recomendado: máquina com 60 Hz (a dificuldade foi projetada para essa velocidade)