Litter Box: sexto jogo participante na MSXdev’20

A organização da MSXdev’20, a tradicional competição anual de desenvolvimento de jogos para MSX, anunciou a entrada do sexto participante na edição deste ano: Litter Box. Trata-se de uma espécie de clone do Pac-Man, mas com, digamos, uma certa originalidade: no jogo, você controla um gato que deve comer toda a ração (representada pelos pontos brancos na tela). Após comer tudo, o gato regressa ao ponto de início, ou seja, à caixa de areia (litter box, em inglês, daí o nome do jogo), para, bem, fazer cocô. Você deve cumprir essa missão antes de o tempo acabar, o que não é uma tarefa fácil. Se o tempo se esgotar, é fim de jogo direto, mesmo que você ainda tenha vidas.

Litter Box: sexto jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Além da questão do tempo, evite o contato com os cachorros, seus inimigos. Se você colidir com um deles, perderá uma vida. Eventualmente, ratos surgem correndo na tela. Pegue-os para ganhar pontos extras!

Litter Box: sexto jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

A jogabilidade agarrada e a falta de música são compensadas pelo gráfico (que, apesar de simples, é agradável, lembrando os títulos da Namco para MSX1). Os sprites dos cachorros ficaram legais.

Sexto jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Litter Box, cuja ROM pode ser baixada aqui, é de autoria do holandês Raymond van Hoorn. Segundo Raymond, o jogo foi testado em computadores MSX1, MSX2, MSX2+ e TurboR e também na versão atual de desenvolvimento do openMSX (openMSX 0.15.0-833-g44d29x951). No WebMSX e em um HotBit também funcionou bem.

O jogo é a sexta adição à MSXdev’20. Já estão no concurso Landing (outro jogo com um gato), Dot Attack (resenhado na Clube MSX #8), Jäästä, Subcommander (resenhado na Clube MSX #9) e Yazzie MSX Remastered.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Sistema: MSX1