Stupid Martians: oitavo jogo participante na MSXdev’20

A organização da MSXdev’20, a tradicional competição anual de desenvolvimento de jogos para MSX, anunciou nesta semana a entrada do oitavo participante na edição deste ano: Stupid Martians, um shmup vertical. O objetivo é eliminarmos as três raças de marcianos que pretendem invadir a Terra.

Oitavo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

A mecânica principal do jogo é interessante: sua nave possui tiro automático. Mas pressionando a barra de espaço é possível alternar entre os dois modos de tiro disponíveis ou parar de atirar. Parando de atirar, uma barra de energia – localizada no canto superior esquerdo – começa a encher. Quando ela estiver cheia, você pode pressionar a barra de espaço para criar um campo de força que irá proteger sua nave e rebater os tiros inimigos (os tiros rebatidos podem inclusive acertar os inimigos). Como nem tudo são flores, o escudo dura apenas alguns segundos.

Abaixo da barra de campo de força existe uma segunda barra, a de pulso eletromagnético, que é carregada quando nossa nave passa muito perto dos tiros inimigos. Quando essa barra estiver cheia, o pulso eletromagnético é ativado e faz com que todos os tiros inimigos mudem de direção (inclusive os bullets dos chefes de fase).

Oitavo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Além do tiro normal, com as teclas V, B, M e N você pode lançar bombas. Destaque para o grande crânio que aparece na tela quando lançamos uma bomba, o que nos remete a jogos arcade como Truxton.

Oitavo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

O jogo traz um extra interessante: colocando o cartucho do jogo Salamander (isso mesmo, o Salamander da Konami) no segundo slot, é possível aumentar o número de vidas e bombas.

Stupid Martians: oitavo jogo participante na MSXdev'20 | Revista Clube MSX

Stupid Martians pode ser baixado gratuitamente aqui. O jogo é a oitava adição à MSXdev’20. Já estão no concurso The Menace from Triton, Litterbox, Landing, Dot Attack (resenhado na Clube MSX #8), Jäästä, Subcommander (resenhado na Clube MSX #9) e Yazzie MSX Remastered.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Sistema: MSX1
Gênero: Shmup vertical
Autores: Visualedu (código e gráficos), Bitcaffe (música), Antxiko (beta tester) e Pablibiris (beta tester)
Tamanho do jogo: 64 kB
Requisitos de tamanho da RAM: 16 kB