Morre Chuck Yeager, lendário aviador da II Guerra Mundial

Morreu na segunda-feira (7), em Los Angeles, aos 97 anos, Charles “Chuck” Yeager, o lendário piloto de testes norte-americano reconhecido como a primeira pessoa a quebrar a barreira do som, feito ocorrido há mais de 70 anos.

Foto: Charles "Chuck" Yeager | Revista Clube MSX

Para os usuários mais antigos do MSX e de outros microcomputadores, a figura do piloto pode soar mais familiar por conta do simulador de voo que levou seu nome. Chuck Yeager’s Advanced Flight Trainer, desenvolvido pela Electronic Arts e publicado para MSX1 em 1989, foi lançado também em anos diferentes em outras plataformas da época, como Amstrad CPC, Apple II, Commodore 64, MS-DOS e ZX Spectrum.

Chuck Yeager's Advanced Flight Trainer (MSX) | Revista Clube MSX

No jogo, encarnamos um piloto de teste de quatorze diferentes tipos de aeronaves, incluindo a Bell X-1, modelo que Yeager estava pilotando quando quebrou a barreira de som pela primeira vez. O título apareceu nas páginas da Clube MSX #10, na seção Files, do colunista Eduardo Loos. Na edição, o tema da vez da coluna foi simuladores de voo.

A morte de Chuck, “o primeiro homem supersônico do mundo”, foi anunciada na segunda-feira em sua conta no Twitter por sua esposa, Victoria. “É com profunda tristeza que digo que minha vida, meu amor, o General Chuck Yeager, faleceu pouco antes das 21h. Uma vida incrível e bem vivida, o maior piloto da América e um legado de força, aventura e patriotismo que serão lembrados para sempre”, escreveu Victoria Yeager. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O PIONEIRO CHARLES YEAGER

Yeager se alistou nas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos em 1941, aos dezoito anos de idade. Trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na Segunda Guerra Mundial. Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde se firmou como superior, sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar no X-1.

Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebra a barreira do som na cidade de Victorville, na Califórnia. Durante os anos 1950, o piloto voou muitas aeronaves de teste para a Força Aérea e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da Base Aérea Edwards.

Com informações da CNN e da Wikipédia.

Compre aqui a Clube MSX #10
Garanta já a mais nova edição da revista Clube MSX