Linguagem Pascal chega ao seu cinquentenário

A linguagem de programação Pascal está completando neste ano 50 anos de existência. Criada em 1970 pelo cientista da computação suíço Niklaus Wirth, a clássica linguagem de programação orientada por objetos recebeu esse nome em homenagem ao físico e matemático francês Blaise Pascal.

Wirth, que encontra-se atualmente com 86 anos de idade, publicou este ano um artigo em PDF onde resgata a história da linguagem e celebra o seu cinquentenário. O documento, em inglês, pode ser baixado aqui.

Uma das mais populares linguagens de programação, o Pascal esteve por muito tempo entre as linguagens escolhidas para ensinar desenvolvimento. De acordo com a Wikipédia, grande parte de seu sucesso se deve também à criação, na década de 1980, da linguagem Turbo Pascal, disponível inicialmente para computadores baseados na arquitetura 8086.

No MSX, o Pascal é ainda hoje uma das linguagens de programação mais utilizadas para o desenvolvimento de jogos (ao lado de outras como BASIC e C, além do Assembly). Entre os compiladores Pascal mais usados com esse propósito estão o Free Pascal e o Turbo Pascal.

Garanta já a edição mais recente da revista Clube MSX