Storm Rescue é o vencedor do 9º Concurso MSX-BASIC

O site MSXBlog, do espanhol José Andrés Gil, o Konamito, anunciou oficialmente na quinta-feira (17) o ranking dos participantes da nona edição de seu Concurso MSX-BASIC. Storm Rescue, jogo de autoria do brasileiro Renato Murta, foi o grande vencedor. ¿Quién mató al Conde Roquefort? II e Ice Hopper ficaram, respectivamente, nas segunda e terceira colocações. O concurso contou com dez jogos inscritos. Os jurados foram o brasileiro Rafael Jannone e o espanhol Raúl Portales.

Storm Rescue é o vencedor do 9º Concurso MSX-BASIC | Revista Clube MSX

Em Storm Rescue, assumimos o comando de um helicóptero de resgate que deve salvar vítimas em um navio que está afundando. Isso em meio a uma tempestade com direito a raios e rajadas de vento. “O Storm Rescue é baseado em um jogo que fiz na década de 90, por sua vez inspirado na mecânica do jogo Pouso na Lua, que eu havia feito na década de 80. O Storm Rescue foi feito do zero, muitas coisas foram desenvolvidas em programas individuais, como controle do helicóptero, efeito do raio, animação de cenário, comportamento da vítima. Para os gráficos, usei ferramentas próprias, editor de caracteres em BASIC no próprio MSX e o editor de sprites que desenvolvi no Excel. Dois terços do código do jogo são dedicados a construir dados na VRAM onde, além dos gráficos, telas e textos, também são armazenados dados, incluindo as animações”, conta Renato Murta à Clube MSX.

Storm Rescue é o vencedor do 9º Concurso MSX-BASIC | Revista Clube MSX

Ainda segundo o autor, o jogo foi escrito em BASIC puro e utiliza o compilador XBasic para agilizar trechos do código. “Ele [o Storm Rescue] usa o Xbasic para aumentar a performance. Fora isso, não usa mais nenhum recurso do XBasic. No concurso era permitido usar [o compilador], mas também era necessário que o jogo fosse inteiro em um único arquivo, uma única listagem”, explica.

Storm Rescue é o vencedor do 9º Concurso MSX-BASIC | Revista Clube MSX

Além do 9º Concurso MSX-BASIC, Murta já participou de edições do BASIC 10Liner, tradicional concurso de programas em BASIC com apenas 10 linhas de código. “Participei duas vezes do 10liners. Na primeira vez, com o editor PixelArtAnimation, ganhei dois títulos: vencedor da categoria SCHAU e o prêmio especial YELLOW_MAN, pelo código em si. Na segunda vez, com o jogo ORIGM, fiquei em quarto lugar, empatado com o [também brasileiro] Carlos Oliveira”, conta.

O ranking completo dos participantes do 9º Concurso MSX-BASIC está disponível no MSXBlog (em espanhol). No mesmo site é possível jogar cada um dos jogos participantes pelo MSXPen, por onde é possível visualizar também os códigos dos títulos inscritos.

• Saiba mais sobre os jogos participantes
Garanta a mais nova edição da revista Clube MSX
• Inscreva-se no canal da Clube MSX no YouTube