A Rutagames, capitaneada pelo desenvolvedor brasileiro Diogo Patrão, iniciou nesta quinta-feira (8) o financiamento coletivo de sua versão de Alley Cat para MSX2. A partir de um formulário, interessados já podem encomendar o jogo em cartucho, que custará R$ 200,00 + custos de envio (a primeira parcela de R$ 100,00 deve ser paga antecipadamente. Mais informações no próprio formulário).
O Alley Cat para MSX2 é um port da clássica versão lançada em 1984 pela Synapse Software para IBM-PC. De acordo com Patrão, a nova versão tem muito mais cores e gráficos aprimorados. O jogo foi programado por ele, e traz alguns gráficos criados por Lucas Ichimaru. “Quando criança, nos anos 80, eu gostava de passar muitas horas jogando Alley Cat no PC-XT do meu pai com monitor monocromático. Quando ganhei um monitor colorido, fiquei surpreso ao ver o quão feias eram as cores CGA! E a ideia de portá-lo para o MSX, o computador que eu amo, ficou comigo por muitos anos”, conta Diogo na descrição do vídeo em seu canal no YouTube.
Quem participar do financiamento, receberá o jogo em cartucho (128 kB), com caixa e manual. A versão digital (ROM) será disponibilizada posteriormente pelo autor, depois que os apoiadores receberem a versão física. O jogo é compatível com MSX2 ou superior, exigindo um mínimo de 32 kB de RAM. Veja abaixo um gameplay da versão criada pela Rutagames para MSX2.
Saiba mais sobre o Alley Cat
Alley Cat é um jogo originalmente criado por Bill Williams e publicado pela Synapse Software para computadores Atari de 8 bits em 1983. O jogo ganhou um ano depois uma versão para IBM-PC, que ficou muito popular, inclusive no Brasil. Esta versão tinha gráficos CGA de quatro cores.
Leia também: Harker’s Escape: décimo jogo inscrito na MSXdev24 é brasileiro
De acordo com a história original, o jogador controla Freddy, o Gato (Freddy, the Cat), um gato de rua que entra nas casas das pessoas através de janelas abertas para executar várias tarefas a fim de alcançar seu amor, a linda gata Felicia.
Em tempo
• Garanta a sua cópia de Alley Cat para MSX2
• Siga a Clube MSX no YouTube
• Usa Telegram? Inscreva-se em nosso canal de transmissão
Jornalista e criador de conteúdo, Mario Cavalcanti é fundador e editor da revista Clube MSX.