
A softhouse espanhola Paxanga Soft liberou nesta semana o port que fez do jogo Pengo. Originalmente publicado pela SEGA em 1982, Pengo ganhou em 2010 uma brilhante versão para MSX2 pelas mãos da Paxanga. À época, o jogo foi lançado em cartucho, e agora a mesma Paxanga está disponibilizando gratuitamente para download a ROM de seu port. O arquivo pode ser baixado no itch.io da softhouse.

Sobre Pengo
Em Pengo, você deve ajudar o simpático pinguim a derrotar todos os Sno-Bees que o perseguem enquanto atravessa labirintos repletos de blocos de gelo. É possível esmagar os inimigos empurrando os blocos contra eles. Mas cuidado: não deixe que os Sno-Bees usem seus ferrões contra você!
São Paulo MSX Summit: veja highlights do evento que trouxe Kazuhiko Nishi ao Brasil
Pengo foi originalmente criado em 1982 pela empresa Coreland, sob publicação da SEGA, para os fliperamas. Em 2010, o jogo ganhou um port para MSX2 pelas mãos da softhouse espanhola Paxanga Soft. O jogo chegou a ser lançado em cartucho, e agora foi distribuído gratuitamente em formato digital (ROM) pela própria Paxanga. A versão para MSX2 apresenta recursos interessantes, como rolagem de tela para manter a visão original do arcade (que tem orientação vertical).
Fun fact: a revista Clube MSX nº 3, lançada em 2018, traz, na seção FILES, uma lista de jogos que tem pinguins como protagonistas. O Pengo portado pela Paxanga Soft está devidamente registrado lá. Veja abaixo um vídeo de demonstração do port.
Em tempo:
• Baixe o jogo Pengo para MSX2
• Inscreva-se no canal da Clube MSX no YouTube
• Usa Telegram? Inscreva-se em nosso canal de transmissão

Jornalista e criador de conteúdo, Mario Cavalcanti é fundador e editor da revista Clube MSX.