O openMSX, um dos emuladores de MSX mais populares, lançou no último domingo (22) sua versão 20.0, intitulada “Autumn Spring”. Esta atualização traz mudanças significativas com foco na experiência de emulação para os usuários.
A principal novidade desta versão, de acordo com o próprio time do openMSX, é a introdução de uma nova Interface Gráfica de Usuário (GUI), que substitui o antigo menu OSD. Além disso, o openMSX 20.0 agora inclui um depurador mais rápido e poderoso, integrado diretamente ao emulador. A configuração para joysticks MSX e dispositivos JoyMega também foi aprimorada com a nova GUI.
Para aqueles que ainda preferem usar o bom e velho Catapult – até então a GUI oficial desse emulador e um prático launcher –, a versão disponibilizada com o openMSX 19.0 continua disponível.
Os desenvolvedores do openMSX recomendam a leitura das notas de lançamento para obter detalhes completos sobre todas as mudanças e melhorias implementadas nesta versão.
Sobre o openMSX
O openMSX é um conhecido emulador de MSX que tem por objetivo proporcionar uma emulação precisa do hardware original, permitindo que os usuários joguem jogos clássicos e utilizem software antigo em computadores modernos.
Lançado em 2001, o emulador é capaz de emular uma grande quantidade de sistemas MSX e hardware relacionado ao MSX, incluindo o MSX turbo R, interface de vídeo GFX9000, interface de áudio Moonsound, fita cassete, controladores de disquete e muitos outros.
A última versão até então era a 19.1, lançada em 30 de agosto de 2023.
Leia também: MSXPen 0.19: atualização traz menu de apps e outras novidades
Em tempo
• Baixe a nova versão do openMSX
• Torne-se um Patrono da revista Clube MSX no Patreon
• Siga a Clube MSX no Bluesky
Jornalista e criador de conteúdo, Mario Cavalcanti é fundador e editor da revista Clube MSX.